30 de abril de 2009

Felicidade: uma questão que parte muito mais de você

Felicidade é um estado de espírito ou um modo de vida? Pois bem, essa é uma das grandes indagações daqueles que dizem buscar incessantemente tal plenitude. O estado de espírito é, a meu ver, uma questão muito mais de fora para dentro do que o dentro para fora que julgo ser o modo de vida. Mas levando em consideração esses lados, qual é o mais adequado para se atingir um nirvana de felicidade? E mais, qual de fato traz uma felicidade sincera e duradoura?

Estado de espírito entendo por ser a soma de ações e reações que criam nas pessoas uma carga muito pesada, seja ela positiva ou negativa, que se faz presente mediante sua forma de agir consigo mesma e com o próximo e na associação de sentimentos. Por ser uma expressão de carga metafísica e emocional é avassaladoramente variável e tende então a convergir a um fim. Enquanto o modo de vida é a expressão externa de toda uma bagagem sentimental amadurecida e sofre mutações indolentes, pouco perceptíveis.

12 de abril de 2009

E a palavra é: renascimento

Mais uma Páscoa veio e mais uma Páscoa então foi embora. E o que absorvemos dela? O que mais essa Páscoa vivida acrescentou à nossa vida? Será que apenas o chocolate vai ser lembrado por um bom tempo ou é a reflexão que fizemos que vai deixar sinais?
Não estou aqui para discutir o que você considera certo ou o que a Páscoa significa para você; minha intenção é discutir o momento reflexivo que a Páscoa nos proporciona.

Palavra oriunda do hebraico "Pessach" e interpretada no idioma grego como "passagem", para nós, hoje em dia, a Páscoa costuma ter outros significados. O feriado, o exagero e o sentimento de culpa a ele relacionado andam agora atrelados à Páscoa. Em nada se assemelham, portanto, ao significado original.

11 de abril de 2009

♪ Au au, hi-ho, miau miau, cocorocó...

Se você logo pensou no refrão como de "Os Saltimbancos", parabéns! Você acertou. Digamos que eu seja uma saltimbacomaníaca e tenha todo o orgulho em falar dessa obra-prima do imaginário infantil.

Desde a primeira vez que tive contato com a história do burro que junto com um cachorro, uma galinha e uma gata, decide ir para a cidade virar artista, eu fiquei encantada. Por mais que seja de um enredo super simples e situações nada mais que simplórias, o astral do então grupo de sonhadores que aprendem a unir suas forças e superar as diferenças muda todo esse cenário. Dá um ar tão mágico e encantado, que a meu ver, fica difícil não se render a fofura e ao espírito aventureiro do grupo de amigos animais.

Já vi duas encenações dessa peça. A primeira há oito anos atrás e a outra no mês passado. Confesso que quanto mais vezes entrar em cartaz, mais vezes eu terei o prazer de dizer "eu já vi Os Saltimbancos ao vivo".

10 de abril de 2009

Números: everywhere, everywhen

200 milhões é o número de usuários que o Facebook atingiu recentemente.

50 milhões é quanto ainda será investido na recuperação do antigo prédio da Cesp, na Av. Paulista, para que ele possa entrar em leilão de novo.

60.000 é quanto vai custar o Smart Fortwo, carrinho de dois lugares, que entra no nosso mercado nesse mês.

165 quilos é o peso do ovo de chocolate gigante produzido pela Ofner, neste ano.

85 anos é a idade da pizzaria mais velha de São Paulo, a Castelões.

60 ligações é, em média, quanto um operador de telemarketing faz por dia.

51 é o número de parques da cidade de São Paulo.

42 indica quantos casos de dengue foram confirmados em São Paulo, no primeiro trimestre deste ano.

23 quilômetros é a extensão das ciclovias que temos disponíveis na capital.

R$ 4,30 é quanto você paga, em média, para tomar um café em Nova York.

8% é a parcela de chamados relacionados à incêndios dentre todos que o Corpo de Bombeiros da capital recebeu em 2.008.

1 de abril de 2009

Figuinhas, figuinhas!

Fim do vestibular? Enem "turbinado"? Prova padronizada? Fim àquelas taxas que pagamos para fazer as provas em mais de uma faculdade?
Será? Eu espero.

Além do sistema ficar mais unificado, os alunos não serão obrigados àquelas enchentes catastróficas de conteúdo que ainda são submetidos em todo o Ensino Médio, mas com muito mais intensidade no tão carinhosamente apelidado "terceirão".

Tudo bem que de 63 questões esse número dará um salto olímpico para 180, mas mesmo assim, a meu ver, esse novo método de seleção é bem melhor.
Particulamente, eu espero que essa nova medida seja adotada mesmo e seja posta em prática já no "vestibular" 2009, afinal lá estarei eu no segundo semestre...

Agora, é só esperar e torcer. Figuinhas, amigos!